4 passos para o sucesso nas redes sociais
1. Conheça seu mercado
Não é segredo para empresários a importância de conhecer seu mercado. Também não são poucas as vezes em que falta de recursos – financeiros e humanos – não permitem levantar estes dados. Para isso, mídias sociais são um ótimo canal de monitoramento de sua área de negócios.
Como? Um jeito é configurar alertas do Google com as palavras-chave relevantes para você. O RSS também ajuda a acompanhar notícias sobre um determinado assunto. Uma boa dica é fazer uma lista com palavras-chave relevantes para seu negócio e utilizar Google Alerts para monitorá-las em blogs. O buscador Bing também oferece um RSS de notícias. Fazer isso é simples: digite a palavra a ser monitorada e selecione ‘Notícias’, no campo superior da barra de pesquisas, e ‘Apenas no Brasil’, abaixo. Uma página abrirá com as últimas notícias relacionadas ao termo pesquisado, ao lado esquerdo da tela há a opção de RSS e você poderá escolher como receber as atualizações.
Ferramentas no Twitter também ajudam. Tweet Deck e HootSuite (além de muitos outros) ajudam a monitorar as palavras ou perfis de seu interesse em colunas próprias. O HootSuite tem a vantagem de permitir inclusão de diversas pessoas num perfil – o que facilita no próximo passo, acredite.
2. Receba bem as críticas dos clientes
É melhor ouvir de um cliente uma crítica, melhorar e conquistar mais consumidores do que nunca saber onde errou. Encoraje seus clientes a darem suas opiniões sobre seus produtos e serviços. As redes sociais são o lugar para isso, desde que você saiba como usar.
Facilite o contato do consumidor: o seu e-mail de contato deve estar visível em seus perfis. Sempre siga seus clientes no Twitter para que eles possam se comunicar por DM – direct message e deixe todas as formas de contato muito acessíveis em seu site.
Responda rápido: não importa se a crítica veio por e-mail, no Twitter ou no Facebook. É importante dar uma boa resposta a ela na hora. Afinal, é para isso que você está neste ambiente.
3. Estude
Agora que você conhece bem o seu mercado e as opiniões de seus clientes, analise estas informações com cuidado e encontre seus pontos em comum. Agrupe as ideias de seus clientes em categorias, faça tabelas e gráficos para analisar comentários positivos e negativos. Assim você saberá o que é preciso para aprimorar seu produto. Lembre-se de compartilhar seus achados com sua equipe.
4. Crie a sua estratégia
Com as informações organizadas e equipe alinhada, é hora de traçar uma estratégia e definir objetivos. Estar presente nas mídias sociais demanda tempo, decida com clareza de quem é a responsabilidade de atualizar os perfis, monitorar as interações com os usuários, além de medir os resultados de cada ação. Faça uma lista das tarefas relacionadas e estabeleça responsabilidades.
Ao estabelecer seus objetivos, seja realista e não caia na armadilha dos números: a quantidade de seguidores (ou fãs ou o que seja) não é mais importante do que a qualidade de relacionamento que você conquista.
Fonte: Cobre Direto