Plataforma Magento Commerce
Se você ainda não conhece a plataforma Magento Commerce, neste artigo vamos esclarecer as principais dúvidas a respeito deste que é um dos sistemas mais avançados para criação de lojas virtuais.
Em se tratando de plataforma de e-commerce, pode-se afirmar sem medo de exageros que a Magento é uma das mais soluções mais completas do mercado no momento.
É claro que existem outros sistemas de e-commerce bastante sofisticados e completos no mercado, mas pensar em montar um e-commerce sem conhecer os recursos e funcionalidades da plataforma Magento Commerce cometer ignorar uma opção de plataforma bastante competitiva.
Neste artigo vamos mostrar a você tudo o que importante saber a Magento e por que a plataforma é uma das mais utilizada em todo o mundo para a criação de lojas virtuais mais robustas.
Uma plataforma com tradição no mercado
A plataforma Magento Commerce é uma velha conhecida dos desenvolvedores de plataforma de lojas virtuais de alta performance.
Pelos seus recursos e versatilidade, podemos dizer que em se tratando de plataformas de e-commerce open source, ela está entre as top de linha em termos de recursos e tecnologia.
O projeto Magento nasceu por iniciativa da Varien em 2007, no rastro de outras iniciativas de desenvolvimento de sistemas de e-commerce no formato open source como a extinta osCommerce e a Prestashop, que foram as pioneiras neste modelo.
Em 2008 a empresa lançou a primeira versão aberta do sistema que ficou conhecida como Magento Community Edition – CE, e foi conquistando gradativamente uma boa parcela do mercado.
Dessa época para cá, a plataforma Magento Commerce vem se firmando como um padrão da indústria e em função de seus recursos tecnológicos e soluções avançadas para e-commerce.
Atualmente vemos grandes marcas como Droga Raia, Pernambucanas, Nestlé, Marabrás e outras trabalhando com a Magento como coração para suas operações de e-commerce
Nos idos de 2011, o grupo eBay adquiriu parte das ações da Magento e concluiu a compra da empresa em junho do mesmo ano, passando a ser o controlador majoritário da empresa.
Dando seguimento a sua saga, em maio de 2018, a Adobe comprou a plataforma e deu prosseguimento em suas atualizações e melhorias, oferecendo inclusive o Adobe Cloud como suporte ao seu sistema.
Plataforma Magento Commerce e sua participação no mercado
Segundo uma pesquisa realizada pelo site BuiltWith, em 2020 a plataforma Magento Commerce detinha 8% do total de sites com sistemas de comércio eletrônico, uma posição que já foi maior, mas que continua sendo relevante.
O fato é que apesar de ser uma plataforma de código aberto e por isso mesmo relativamente “barata”, sua manutenção é considerada muito cara para pequenas empresas.
A hospedagem da Magento requer servidores de alto desempenho, o que encarece seu custo, e além disso, é relativamente difícil encontrar profissionais para loja Magento realmente capacitados para trabalhar com ela.
Por estes motivos, a plataforma perdeu algumas posições no mercado, principalmente entre as pequenas e médias empresas que passaram a adotar o e-commerce como um canal de vendas.
Em função dos custos envolvidos que mencionei anteriormente, os pequenos e médios empresários vêm dando preferência a utilização de outras plataformas de e-commerce open source, como as lojas virtuais com o WooCommerce, ou até mesmo lojas virtuais alugadas.
Aqui no Brasil a plataforma Magento Commerce teve uma boa aceitação e inclusive contamos com um bom número de fornecedores para este tipo de solução.
O que é Magento e quais os recursos que oferece
Como dito anteriormente a plataforma Magento Commerce é um sistema de e-commerce open source, desenvolvido em PHP, uma linguagem de programação amplamente conhecida.
O sistema é distribuído gratuitamente no site da empresa e também na comunidade de desenvolvedores que trabalha buscando aprimorar e acrescentar novos recursos ao sistema.
Por se tratar de uma plataforma de e-commerce open source, qualquer pessoa que possua sólidos conhecimentos de programação, já que o código é bastante sofisticado, pode promover alterações e desenvolver novas funções para o sistema.
Como uma característica deste tipo de plataforma, é possível dizer que não existem limites para a customização de uma loja virtual criada sobre esta plataforma, o que contribuiu em muito para sua aceitação pelo mercado.
Caso você tenha interesse em fazer o download do código fonte da plataforma Magento Commerce, basta clicar aqui.
Arquitetura da plataforma Magento Commerce
Sabendo agora o que é a plataforma Magento Commerce, vamos dar uma olhada em outros aspectos deste sistema de e-commerce, para que você possa uma decisão acertada.
Uma característica interessante da plataforma Magento é que ele parte de um modelo de arquitetura modular, onde o sistema na verdade é composto por diversos módulos independentes que reunidos compõem a loja virtual.
Esta é uma lógica muito comum neste tipo de sistema, sendo adotada também nas lojas virtuais criadas com o WordPress, em parceria com plugins de e-commerce para esta solução.
Os módulos para a Magento são conhecidos como Extensões Magento, ou plugins para Magento e são um dos pontos fortes da plataforma.
A finalidade destes módulos e poder agregar novas funcionalidades à plataforma e com isso torná-la ainda mais interessante para que a visita e também mais funcional para quem administra.
Atualmente existem Extensões Magento gratuitas e também pagas. No primeiro caso, você encontrará diversas delas no Magento Marketplace, o diretório oficial de plugins Magento, onde existem literalmente centenas de opções
No mesmo diretório você poderá também encontrar extensões pagas, desenvolvidas por empresas e programadores independentes, que disponibilizam algumas soluções bastante sofisticadas.
Infinitas possibilidades de layouts para a loja virtual Magento
Outro ponto interessante sobre a plataforma Magento Commerce são as opções de design e layouts com as quais você poderá contar, chamadas de templates, que modificam totalmente o visual da loja.
Existem sites especializados na venda de templates Magento, como o Theme Forest , onde você poderá encontrar uma infinidade de modelos que podem ser adquiridos para dar um toque personalizado a sua loja virtual.
Nesta área existe inclusive um livro bastante interessante, de autoria de André Gugliotti, chamado Temas Em Magento, que pode ajudar bastante você nesta questão.
Hospedagem da plataforma Magento
Um cuidado todo especial que você precisa ter ao trabalhar com a plataforma Magento Commerce diz respeito a hospedagem do sistema, que vemos como um dos grandes desafios para utilizar esta solução de e-commerce.
Como dissemos anteriormente, a plataforma é bastante robusta, e isso inevitavelmente leva a um consumo muito intenso dos recursos do provedor de hospedagem.
Por isso, na hora de escolher um provedor de hospedagem para Magento, você precisa fazer uma análise técnica rigorosa dos serviços oferecidos pelo provedor e seu desempenho real.
Infelizmente algumas empresas de hospedagem oferecem este serviço, sem que na verdade tenham capacidade técnica para suportar um sistema tão exigente como no caso da Magento, que faz inúmeras requisições ao banco de dados.
Como você pode ver, a plataforma Magento Commerce oferece uma série de vantagens para quem deseja montar um e-commerce robusto e versátil. Não é por outro motivo que em nosso curso de e-commerce damos uma atenção especial a esta plataforma, principalmente para quem deseja desenvolver uma loja virtual de grande porte.
Agora que você já conhece todo o potencial da plataforma Magento Commerce, suas vantagens e restrições, avalie a possibilidade de adotá-la em seu projeto de e-commerce.
Mantenha-se em dia a respeito deste e outros assuntos relacionados a plataformas de e-commerce e varejo virtual assinando a Newsletter do Blog do E-commerce.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce