Como definir o preço de venda em um e-commerce
Missão impossível, tarefa complicada, chame do que quiser. A maior dificuldade em um e-commerce é saber se posicionar em relação ao preço.
Pode ser surpresa para alguns, mas ter como base apenas o preço de compra para definir o lucro pode ser um grande erro. Mas é assim que grande parte das empresas age, definindo o quanto vão ganhar sobre cada venda.
Na grande maioria dos casos essa estratégia resulta em acúmulo de estoque, poucas vendas e defasagem dos preços. Então, como fazer para defini-lo de uma forma que a loja ganhe dinheiro, mesmo sem ter o preço mais baixo?
O preço é algo que o mercado define, por isso, não existem fórmulas nem teoremas aritméticos que possam facilitar a vida dos lojistas.
Ferramentas apropriadas para definição de preços
Existem algumas ferramentas de auxílio que permitem consultar o preço da concorrência, como a disponibilizada pelo Kuantokusta na central de negócios, disponível para as lojas virtuais que anunciam no portal.
Esta aplicação atualiza automaticamente os preços e exibe o menor, o médio e o da loja que está realizando a consulta. Depois, calcula o percentual de diferença em relação ao menor preço e permite ainda ativar alertas por e-mail e exportar para Excel.
De maneira geral, o mercado costuma operar de forma diferente em relação ao preço, variando de acordo com a categoria de produtos e também por fabricante. Os grandes lançamentos geralmente apresentam preços tabelados, que são impostos pelas grandes marcas.
Os fatores determinantes do preço
É mais fácil de observar a disparidade dos valores quando os produtos já não são mais novidades e o preço pelo qual será vendido, fica a critério da loja. Para definir esta quantia, cinco fatores devem ser analisados de preferência, produto a produto:
- Com que frequência consultam este produto por semana? Quanto mais vezes esta análise for feita, melhor a otimização dos resultados e maiores são as chances de venda do produto
- O preço da concorrência não pode estar maior do que 5% do valor médio
- Quantas unidades deste produto existem no estoque da loja? Não convém manter um estoque superior ao volume vendido na última semana
- Previsão de queda, diminuir semanalmente o número de estoque mínimo
- O preço de custo muitas vezes deve ser esquecido. A pior decisão é colocar o preço de venda abaixo do de custo
Diversas e variadas são as formas de determinar um preço, mas existe uma que sobressai: o preço definido pelo mercado. Quem não estiver atento a isso, pode ficar para trás.
Por Flávio Pagotto