Como montar uma empresa online
É cada vez maior o número de empreendedores que desejam saber como montar uma empresa online em função do crescimento do comércio eletrônico no país e das diversas oportunidades que se apresentam. Você já pensou em abrir uma loja virtual? Pois saiba que este é um negócio que, se bem planejado, pode dar bons lucros. “Para estabelecer a empresa virtual, é preciso seguir uma série de planejamentos e estratégias, que exigem investimentos e custos”, alerta Marcelo Sinelli, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os primeiros passos
O comércio virtual tem atraído cada vez mais pessoas que buscam uma maneira de ganhar dinheiro sem sair de casa. “Mas assim como em qualquer outra empresa, é preciso ter dedicação. Se você não entende de comércio eletrônico, faça um curso de loja virtual para conhecer o mercado em que irá atuar, informe-se antes com amigos, conhecidos e outros empresários que possam orientá-lo”, alerta Marcelo.
Em seguida, trace um planejamento estratégico, estude em quais ramos pretende atuar, qual será o objeto do seu negócio e faça uma pesquisa de mercado. Planeje como será a logística e o estoque, que clientela pretende atingir e qual diferencial irá oferecer. Por fim, avalie quanto deverá investir e se você dispõe dessa quantia. Se concluir que esse é um bom negócio, prepare-se para a abertura da empresa. Os procedimentos e os documentos necessários são iguais aos usados para a empresa física.
Invista em tecnologia para seu negócio online
Para garantir o sucesso do seu empreendimento, conte com uma solução de loja virtual para gerenciar as vendas. Hoje em dia existem diversos fornecedores de plataformas de e-commerce no Brasil. Você pode optar pelos softwares prontos ou contratar uma empresa para cuidar de todo o gerenciamento. E fique atento à segurança. “Como o e-commerce encontra-se na categoria de compra não presencial, a loja virtual deve comprovar para as empresas de cartão de crédito a veracidade dessas transações. É importante, ainda, investir em ferramentas que assegurem ao cliente que as informações não serão clonadas. Por isso, alguns empresários preferem as cobranças via boleto bancário”, observa o consultor.
Outra etapa fundamental é a de otimização do site – SEO, para colocá-lo em destaque na internet. “Invista em publicidade e posicione-se nas redes sociais. Desenvolva um site atrativo para reter os visitantes que chegam por meio da publicidade, transformando-os em clientes”, aconselha Marcelo. E para driblar os concorrentes, lembre-se de que quem compra em lojas virtuais espera encontrar facilidade e acesso a todas as informações necessárias. Seja claro e transparente sempre: informe os preços, os custos de frete e de embalagem, em quantos dias o produto será entregue, como proceder em caso de troca e onde reclamar caso haja algum problema na compra.
Você já pensou em abrir uma loja virtual? Pois saiba que este é um negócio que, se bem planejado, pode dar bons lucros. “Para estabelecer a empresa virtual, é preciso seguir uma série de planejamentos e estratégias, que exigem investimentos e custos”, alerta Marcelo Sinelli, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.
Elabore o projeto com calma
Planeje e organize a empresa com cautela, pois o tempo e os cuidados dedicados durante essa fase refletirão no sucesso do seu empreendimento. A empresária Beatriz Sampaio, proprietária da loja virtual Diversifique, não teve pressa ao abrir seu negócio. “Dediquei 10 meses apenas no planejamento e na estruturação, Depois, defini o posicionamento e os anseios do mercado, bem como pesquisei os produtos adequados para o público-alvo. Além disso, montei uma ótima equipe de funcionários e organizei um site prático, claro, criativo e funcional. E valeu a pena, pois nunca tive problemas”, comemora Beatriz.