Estratégias de vendas no Instagram – Conheça as principais
A criação de um conjunto de estratégias de vendas no Instagram vai muito mais além do que simplesmente criar postagens, como muita gente ainda imagina.
Com uma base de usuários ativos girando em torno de 90 milhões de pessoas no Brasil, vender 24 horas no Instagram é uma ótima oportunidade para alavancar o seu negócio.
Devo confessar que vender no Instagram é na verdade um grande desafio. Sabe por que?
Simples, a experiência que os usuários do Instagram buscam é o entretenimento, e não especificamente fazer compras nesta rede social.
É claro que o Instagram é uma rede social de altíssimo alcance, e por isso mesmo, uma das melhores para a divulgação buscando vender produtos, mas para alcançar resultados expressivos, é preciso se adaptar às características dessa plataforma.
Para aumentar as vendas de seus produtos não basta ter uma conta no Instagram. Cada vez mais é necessário criar estratégias de vendas no Instagram que garantam os resultados que desejamos nesta rede social.
Para deixar este artigo o mais didático possível, nós o dividimos entre os seguintes tópicos:
1 – Criação de um planejamento estratégico inicial
2 – Identificação e segmentação do seu público-alvo
3 – Criação de confiança entre seus seguidores
4 – Criação de uma loja no Instagram
5 – Cuidados com suas fotos e vídeos
6 – Legendas bem estruturadas
7 – Criação de Públicos Personalizados
8 – Instagram Ads
Vamos então analisar cada um deles e orientar você no sentido de dar seus primeiros passos para a criação de estratégias de vendas no Instagram que realmente vendem. Bora aprender!
Como criar estratégias de vendas no Instagram
Vejamos o que você deve fazer para construir uma estratégia de vendas no Instagram de forma consistente e profissional, garantindo assim resultados efetivos para os seus esforços
1 – Criação de um planejamento estratégico inicial
Como em toda estratégia de marketing digital, o primeiro passo a ser dado é justamente fazer um planejamento estratégico para a divulgação do seu produto ou serviço nesta rede social.
Nesse planejamento inicial você deve determinar, por exemplo, quais são os seus objetivos, como:
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- Conhecimento de marca, ou seja, tornar a sua empresa conhecida;
- Geração de tráfego para seu site ou loja virtual;
- Geração de Leads, que consiste em criar laços com clientes em potencial;
- Engajamento com seus seguidores para construir uma comunidade;
- Vendas através de trocas de mensagens com seus seguidores;
- Vendas diretas através de publicações no Instagram Shopping.
Criar estratégias de vendas no Instagram vai muito além de simplesmente dizer “quero vender meus produtos no Instagram”. É preciso primeiro conhecer todas as oportunidades de marketing que essa rede oferece.
2 – Identificação e segmentação do seu público-alvo
Um dos grandes segredos do marketing no Instagram é saber como segmentar o público-alvo alvo que você deseja impactar na hora de criar campanhas neste canal.
As estratégias de vendas no Instagram devem ser muito bem focadas, caso contrário você estará literalmente jogando tempo e dinheiro fora.
Por isso, o segundo passo para a criação de uma estratégia de vendas no Instagram eficiente, é determinar qual é o seu público-alvo, entender a Jornada de Compra do Consumidor nessa rede social e finalmente determinar a Persona de Marketing para os seus produtos.
Para que tudo isso? Simples, para que você possa criar estratégias de vendas no Instagram extremamente segmentadas, por exemplo, quando for utilizar os Instagram Ads.
Outro exemplo do uso dessa pesquisa, é determinar quais são as características das pessoas que você deseja que sigam o seu perfil.
3 – Criação de confiança entre seus seguidores
A aplicação das diversas estratégias de vendas no Instagram de nada adiantarão se o seu perfil não conseguir transmitir confiança aos seus clientes em potencial e esse trabalho começa pela base.
Um dos principais obstáculo no e-commerce é conquistar a confiança do consumidor no ambiente online.
A criação dessa confiança se dá em duas frentes, a que diz respeito a informações sobre o seu negócio e também a parte técnica.
Em primeiro lugar, você precisará migrar o seu Perfil Pessoal para um Perfil Comercial, para poder usufruir de todos os recursos de vendas no Instagram.
A Bio do Instagram é geralmente o ponto de partida para a criação de perfil confiável. Ela precisa estar muito bem estruturada, com todas as informações sobre o seu negócio.
Além disso, entre as estratégias de vendas no Instagram, a visibilidade é importante. Para isso, o ideal é que você faça um trabalho de Social Media Optimization para conseguir mais visibilidade para a sua marca em buscas no Google e no próprio Instagram.
4 – Criação de uma loja no Instagram
Entre as nossas estratégias de vendas no Instagram, obviamente teremos ações que visam a venda direta através da própria plataforma do Instagram.
Para isso, em primeiro lugar você deverá criar uma loja virtual no Facebook, para depois, aproveitando essa plataforma inicial, criar o seu e-commerce diretamente no Instagram, colocando a famosa Sacolinha em suas publicações.
Para ajudar a montar essa estrutura, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Criar Uma Loja Virtual no Instagram.
5 – Cuidados com suas fotos e vídeos
As pessoas no Instagram poderão ignorar suas publicações se suas fotos e vídeos não tiverem qualidade. É correto dizer que o Social Commerce tem muito de compra por impulso, mas o racional persiste.
Por isso, é essencial que em suas estratégias de vendas no Instagram você tenha uma atenção especial às fotos e vídeos, que como dissemos anteriormente, geram confiança no produto e na marca.
6 – Legendas bem estruturadas
Vender online é um desafio em função da impossibilidade de contato físico com os produtos e por isso mesmo as legendas de suas publicações de venda, devem ser extremamente explicativas.
Elabore o copy das suas publicações visando a venda direta de modo estruturado, destacando logo de início, as principais vantagens e benefícios do produto, e não se esqueça de colocar um Call to Action para estimular a ação de compra.
7 – Criação de Públicos Personalizados
Como dito anteriormente, as estratégias de vendas no Instagram devem focar em públicos específicos, caso contrário, você pode acabar em um verdadeiro “barata voa” publicitário, perdendo dinheiro com isso.
Por isso, é importante que em sua plataforma de anúncios no Facebook, você crie Públicos Personalizados, para direcionar seus anúncios. Entre estes públicos destacamos:
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- Lista de e-mails captada de forma legítima em seu site;
- Pessoas que visitaram o seu site ou loja virtual;
- Pessoas que visitaram páginas de terminadas do seu site;
- Pessoas que tiveram algum engajamento com sua Página no Facebook;
- Pessoas que tiveram algum engajamento com seu Perfil no Instagram.
Repare que todas estas pessoas já tiveram um contato prévio com a sua marca, e isso, para suas estratégias de vendas no Instagram é um grande diferencial em termos de resultados e custos.
8 – Instagram Ads
Falar em estratégias de vendas no Instagram se falar em anúncios e impulsionamento de publicações é praticamente impossível, pois sabemos que o alcance orgânico das publicações, o público que você atinge sem pagar nada, é ínfimo nos dias de hoje.
Com os anúncios no Instagram você poderá atingir um público maior e até mesmo, pessoas que não seguem o seu Perfil.
Além disso, você poderá também criar estratégias de marketing mais sofisticadas, como o Remarketing, quando podemos exibir anúncios para pessoas que visitaram previamente o seu site ou páginas específicas, como comentamos ao falar sobre Públicos Personalizados.
Se você gostou do nosso artigo sobre estratégias de vendas no Instagram, sugerimos que você também visite a seção do nosso site onde tratamos exclusivamente do Marketing no Instagram, onde encontrará muitos outros artigos que certamente serão úteis para você.
Como você pode ver, a criação de estratégias de vendas no Instagram é algo relativamente simples, mas exigirá de você muito planejamento e dedicação. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing