Agências digitais especializadas em e-commerce. Como escolher?
A busca por agências digitais especializadas em e-commerce é uma das opções para o empreendedor que já definiu seu projeto de e-commerce e agora precisa partir para a parte operacional.
Muitos, ao invés de partirem eles próprio para o processo de implementação de todo o projeto, preferem terceirizar essa etapa da criação da loja virtual e para isso, precisam de pessoal realmente capacitado.
O problema está em como identificar as agências digitais especializadas em e-commerce que realmente podem dar conta do recado.
Com a popularização do comércio eletrônico no Brasil, muitas empresas passaram a se auto denominar “especialistas em e-commerce” e na verdade não o são. O resultado você pode imaginar.
Como escolher uma agência digital especializada em e-commerce
O dilema para qualquer um que deseja criar uma loja virtual e já possui um projeto de e-commerce definido, primeiro passo para quem deseja ter sucesso no setor, é justamente saber como escolher uma agência digital que possa levar adiante a empreitada.
As ofertas são muitas. Basta você buscar no Google e certamente terá centenas de agências digitais afirmando que podem montar para você uma loja virtual perfeita, mas será que isso é verdade?
Vejamos então alguns itens que precisam ser avaliados na hora de escolher a agência digital que estará encarregada da implementação da sua loja virtual.
Qual o histórico da agência?
Ninguém se torna m especialista em e-commerce da noite para o dia, concorda? Então, avalie o histórico da agência. Há quanto tempo ela está no mercado? Qual sua estrutura e quem são os profissionais que compõem a equipe? A empresa é filiada à ABRADI – Associação Brasileira de Agências Digitais?
É fácil se intitular especialista em e-commerce, difícil é se manter no mercado. Todos os dias surgem novas agências, mas poucas sobrevivem ao dia a dia do mercado e suas exigências.
É o típico caso onde antiguidade é posto. Não que novas agências digitais não tenham espaço nesse mercado, mas precisam trazer, uma certa bagagem de conhecimento e realizações.
Analise o portfólio da empresa
Uma história de sucesso não começa do nada e é claro que a experiência conta muito na hora de escolher uma agência digital para implementar sua loja virtual. Por isso, a análise do portfólio de trabalhos já executados pela empresa é fundamental.
Antes mesmo de entrar em contato com a agência, verifique quais são os clientes apresentados no site e entre em contato com eles para saber do nível de satisfação com o serviço.
Isenção da agência
Um aspecto interessante a ser avaliado é o grau de isenção apresentado pela agência. Ela oferece diversas opções de plataformas de e-commerce, ou centra a escolha em um único sistema?
Se a agência exclui outras opções de sistemas para criação da sua loja virtual, como plataformas open source, isso pode ser um sinal de que a agência tenha um interesse específico por uma determinada plataforma, o que nem sempre quer dizer que aquela solução seja a melhor para o seu negócio.
Os consultores em e-commerce sérios costumam contar com diversas soluções em termos de plataformas, justamente por saberem que existem demandas completamente diferentes no setor. Por isso, questione sobre soluções alternativas para ter seu leque de opções ampliado.
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Amarras de contrato
As agências digitais especializadas em e-commerce que realmente contam e que poderão lhe dar um bom suporte, não criam amarras de contrato. Isso quer dizer que na contratação, não existem multas abusivas por rescisão de contrato. Quem realmente “se garante” deixa o cliente solto.
Não se prende um cliente por cláusulas contratuais, muito pelo contrário, se perde cliente criando cláusulas leoninas. O que vai fazer você manter o contrato coma agência é o resultado apresentado por ela, seja na área de plataformas de e-commerce ou marketing digital.
[icon icon_name=’list’] Leia o artigo Como Contratar Uma Plataforma de E-commerce
Cronograma e multas contratuais
Se a agência é realmente especializada em e-commerce, ela certamente conhece os prazos necessários para a execução das diversas etapas da criação de uma loja virtual. Por isso mesmo, pode fornecer a você um cronograma de implantação do projeto. Não há como fechar um contrato sem esses prazos.
Na hora de contratar uma plataforma de e-commerce e o processo de implementação do projeto, é preciso ter uma visão bem clara do prazo de execução, pois várias outras etapas do projetos dependerão disso.
No caso de não cumprimento desse prazo, por parte da agência, é recomendável deixar explícito no contrato de consultoria, uma multa e as condições.
Marketing Digital – Será que dá para ser bom em tudo?
O mercado digital está cada vez mais profissionalizado e específico. Dificilmente uma única agência digital consegue ser a melhor em todas as áreas. Uma coisa é ser expert em plataformas de e-commerce e outra, completamente diferente é ser expert em marketing digital.
Posso ir muito além. Uma coisa é ter uma equipe capacitada em termos de SEO e outra coisa é ter um time vencedor no que diz respeito a links patrocinados e outra, completamente diferente, uma equipe de profissionais ninjas em redes sociais.
São técnicas distintas, capacitações igualmente distintas e certamente, profissionais de altíssima remuneração, se forem realmente bons. Será que todas as agências digitais listadas no Google ou outra fonte de referência correspondem ao perfil que você precisa?
Busque dividir as funções. Nossos avós já diziam “cada macaco no seu galho”. Essa expressão encontra eco no mundo digital, e por isso, cada agência em sua especialidade.
Além disso, pense seriamente em capacitar alguns profissionais da sua própria empresa para desenvolver algumas tarefas, afinal, por conhecerem a cultura da empresa, poderão desempenhas de maneira muito mais eficiente a divulgação do seu e-commerce depois de capacitados. Muitas vezes, a melhor agência digital está dentro da própria empresa.
Como profissional de mercado há mais de quinze anos e empresário do setor, posso afirmar que até mesmo economicamente, é bem difícil ter uma agência que seja realmente eficiente em todas essas áreas, e por isso mesmo muitas estão enfrentando problemas.
Relatórios de desempenho e gerenciais
Quando a agência especializada em e-commerce se comprometa também com a parte do marketing da sua loja virtual, existem outros itens a serem considerados.
Que tipo de relatórios a agência irá lhe fornecer? Se for apenas um relatório de gastos com mídia, AdWords e Facebook Ads, por exemplo, esqueça. Relatórios de marketing digital precisam explicar o ROI, ou seja, o retorno sobre o investimento. Fora isso, é apenas um amontoado de números.
A grande vantagem do marketing digital sobre o marketing convencional é justamente a capacidade de mostrar qual foi o resultado do investimento. Se a agência se limita a mostrar o quanto você gastou em mídia, isso não é um bom sinal.
Como você pode ver são muitos os fatores envolvidos na hora de pesquisar sobre agências digitais especializadas em e-commerce para implementar seu projeto, por isso, tenha calma e seja criterioso para não se arrepender mais tarde.
Fonte: Guia de E-commerce