Dez dicas para alavancar as vendas no Dia das Mães
No segundo domingo de maio é comemorado o Dia das Mães no Brasil. Depois do Natal, essa é a data com maior movimentação para compras, uma excelente oportunidade para gerar campanhas especiais e diferenciadas para conquistar os consumidores e aumentar as vendas.
Confira algumas dicas para acertar no e-mail marketing e aproveitar as oportunidades que a data oferece:
Bases segmentadas
O primeiro passo é definir quem vai receber as campanhas. Pais costumam comprar produtos mais caros. Filhos mais jovens fazem escolhas diferentes dos mais velhos, assim como há distinção nas aquisições entre homens e mulheres. Por isso, para melhores resultados, o ideal é fazer mais de uma lista e separá-las por sexo e idade.
Conteúdo
Aqui, a regra número um é a criatividade. Dia das Mães é uma data com muito apelo sentimental, então, além de só oferecer produtos, invista em mensagens para que o consumidor não se esqueça de presentear a mãe, sugestões sobre o que fazer nesse dia e outras informações que estimulem a compra.
Assunto
O subject é a primeira impressão que o usuário terá da peça, por isso, é essencial que o assunto seja direcionado ao Dia das Mães, incluindo palavras apelativas para a data. Fun characters é uma boa opção para deixar o assunto mais chamativo.
Layout
Essa é uma ocasião especial e, por isso, merece um layout exclusivo para não passar despercebido e para a campanha não ser tratada como uma ação regular da empresa. O layout para a data deve ter uma forma diferenciada de navegação, leitura, call to action e o que mais for possível para chamar a atenção do consumidor.
Agregue valor
Faça parcerias com lojas que vendem produtos diferentes, mas que possam compor o presente. Uma loja de produtos cosméticos, por exemplo, pode unir com uma floricultura para lançar ofertas em conjunto. Essa ação gera exclusividade e aumenta as opções para o consumidor.
Sugira presentes
Nem sempre a pessoa terá tempo para buscar o presente ideal, mas, com certeza, ela deseja comprar algo. Sugira produtos de acordo com as diferentes personalidades de mães e monte combinações de itens com ofertas especiais, mas cuidado para não colocar muitos itens na mesma mensagem para não saturar o destinatário.
Personalização
Aproveite a oportunidade para enviar uma mensagem exclusiva para quem comprou na sua loja no ano anterior. Monte uma campanha relembrando a aquisição na data passada e afirme que, por isso, você tem uma nova e especial oferta para ela.
Redes Sociais
Se bem trabalhadas, as redes sociais podem funcionar como uma extensão do e-mail marketing. Ao integrar as campanhas com o Facebook e Twitter, você abre a possibilidade de compartilhamento da mensagem e, consequentemente, aumenta o número de visitas e conversão em vendas.
Cupons
Parceria com sites de compras coletivas podem ser uma boa alternativa para alavancar as vendas. Feche parcerias e envie campanhas específicas para divulgar o cupom. Como o link para a loja também estará na mensagem, além das vendas dos cupons, essa também é uma maneira de aumentar as visitas ao site.
Vendas posteriores
Estabeleça ações de remarketing para descobrir quem abandonou o carrinho ou navegou no site, mas não comprou e, a partir disso, monte uma nova lista e aproveite para enviar campanhas com promoções especiais. Não deixe de indicar no assunto que as ofertas ainda são referentes ao Dia das Mães.
Por Virtual Target