A diferença entre Métrica e KPI
Você sabe qual a diferença entre métrica e KPI? Tanto no e-commerce quanto no marketing digital, precisamos te referências para a avaliação de nossas ações e para isso são necessários indicadores matemáticos e estatísticos que consigam explicar numericamente o resultado de uma determinada ação. Isso geralmente é feito através da leitura de métricas e KPI – Key Performance Indicators.
No e-commerce, por exemplo, saber qual a diferença entre métrica e KPI é fundamental, pois como os dois indicadores estão intimamente ligados, é preciso entender a estrutura de cada um para que não façamos uma avaliação errada de um determinado procedimento na loja virtual ou em campanhas de marketing voltadas para a loja.
Qual a diferença entre as métricas e KPIs?
Chamamos de métrica o indicador que mostra um determinado comportamento do usuário em nosso site. Uma métrica é a forma bruta de um indicador, e geralmente não está associada a nenhuma Meta de Conversão.
Vejamos alguns exemplos de Métricas:
- Visitas
- Taxa de Rejeição
- Origem do Tráfego
O KPI é um indicador criado a partir das métricas que tenta explicar matematicamente o atingimento de um determinado objetivo traçado para o visitante no site. Por isso, os KPIs estão sempre associados a uma determinada Meta de Conversão.
Alguns KPIs clássicos do marketing digital e do e-commerce são:
- Taxa de Conversão de Vendas – E-commerce
- Tempo de Permanência no Site
- Número de Assinaturas de Boletins Informativos – Leads
Enquanto as Métricas refletem o comportamento dos visitantes no site, os KPIs refletem o desempenho do negócio em si. Métricas são informações e KPIs são resultados
As métricas costumam ser indicadores nativos de sistemas de monitoramento como o Google Analytics, enquanto os KPIs são indicadores definidos pelos gestores do site para analisar o desempenho do negócio como um todo.
Entendendo a estrutura das Métricas e KPIs
É comum escutar as pessoas se referindo a determinadas métricas no Google Analytics como sendo KPIs e vice-versa. Pode até ser um erro de expressão, mas se isso se estender à análise, ai sim a coisa fica complicada. É importante saber qual a diferença entre métrica e KPI justamente para ter uma visão do que está acontecendo tanto no site como no negócio em si.
Quando em meu artigo sobre Indicadores de Desempenho no E-commerce, me refiro a KPIs, você pode notar que estou falando de objetivos a serem atingidos pelo site de comércio eletrônico. Repare que para cada KPI analisado ou sugerido, sempre existe uma meta de conversão associada a ele.
Entender a estrutura tanto das métricas quanto dos KPIs é essencial para a análise de resultados, pois a má interpretação desses indicadores pode levar a conclusões erradas e com isso ao compropmetimento de toda a operação.
Tanto no comércio eletrônico quanto no marketing digital, entender a diferença entre métrica e KPI é fundamental para o processo de web análise.