E-commerce de moda plus size oferece oportunidades
O e-commerce de moda plus size é um segmento de mercado que ainda não é tão bem explorado no Brasil, e por isso mesmo oferece inúmeras oportunidades.
Já faz algum tempo que o mercado de moda vem impulsionando o mercado brasileiro. Segundo o relatório NeoTrust 2ª edição, publicado em fevereiro de 2020, o mercado de moda foi responsável por 21% dos pedidos e 11,1% do faturamento do e-commerce nacional.
Neste contexto, as lojas de roupas online travam uma disputa feroz que muitas das vezes sacrifica as margens e torna o mercado super difícil. Já o mercado plus size, vive um momento completamente diferente.
Por isso, se você está pensando em abrir uma loja virtual, o e-commerce de moda plus size oferece uma boa oportunidade para que deseja fugir do verdadeiro Oceano Vermelho do e-commerce de moda tradicional.
Sabemos muito bem que uma das principais recomendações na hora de elaborar um projeto de e-commerce é focar em nichos de mercado, e acredite, o e-commerce de moda plus size é uma ótima opção.
Um mercado em plena expansão no Brasil
O público-alvo desse segmento do comércio eletrônico, principalmente as mulheres, está cada vez mais exigente e sofisticado, o que cria uma ótima oportunidade para os novos empreendedores.
Uma das vantagens do e-commerce de nicho, como já descrito por Chris Anderson em seu livro A Cauda Longa, é que atuando desta forma, você não terá que enfrentar os grandes players do mercado.
Seguindo esta tendência, temos visto nos últimos tempos a abertura de algumas lojas especializadas em moda plus size feminina e masculina, usando esta característica como um diferencial no mercado.
Por outro lado, grande lojas já estabelecidas, passaram também a se dedicar a este segmento do mercado, criando seções específicas para este público.
Peculiaridades do e-commerce de moda plus size
Para quem quer investir nessa área, é preciso entender que o e-commerce de moda plus size possui detalhes que precisam ser levados em consideração, pois se trata de um mercado com características próprias.
Muita gente se engana ao acreditar que trabalhar com o e-commerce de moda plus size é apenas uma questão de numeração. Na verdade ele é um mercado que possui diversas peculiaridades.
Não se trata apenas de pegar o modelo tradicional de varejo eletrônico aplicado ao e-commerce de moda e montar uma loja virtual que trabalha com numeração partir do tamanho 44 e só isso.
A moda plus size tem características próprias que precisam ser muito bem analisadas e entendidas para que você consiga atingir da maneira certa o público-alvo certo, e satisfazer suas necessidades de consumo.
As vantagens oferecidas pelas lojas virtuais para tamanhos maiores
Uma das grandes vantagens que vejo em investir no e-commerce de moda é justamente o fato de ainda ser um segmento incipiente no Brasil, e por isso mesmo, cheio de oportunidades.
No ambiente físico nos últimos anos tivemos um aumento no número de lojas que oferecem produtos no segmento de moda plus size, mas no segmento de vendas online, não vimos uma resposta com tanta intensidade.
Para muitas mulheres, a constrangedora situação de entrar em uma loja física e de cara a vendedora dizer que a loja não trabalha com roupas de numeração maior, é extremamente constrangedora.
Para piorar, a própria situação de provar a roupa, é relatada por muitas consumidoras como um obstáculo para compras nas lojas físicas.
Situações como estas fazem com que muitas consumidoras e consumidores que têm um tipo de corpo que exige uma numeração maior, busquem nas lojas virtuais uma opção para suas compras.
Estes constrangimentos são logicamente eliminadas no e-commerce de moda plus size, o que cria um grande diferencial para este tipo de loja virtual.
Os segredos do sucesso no e-commerce plus size
Como em qualquer outro negócio online, grande parte do sucesso no segmento de e-commerce de moda plus size vem da exata compreensão das necessidades, anseios e medos do público-alvo que você deseja atingir.
Na criação de um plano de marketing digital, por exemplo, já em sua etapa inicial, quando estamos criando a Persona de Marketing,buscamos justamente entender essas questões, para orientarmos nossas ações online.
O e-commerce de moda plus size não significa simplesmente “roupa grande”. Vai muito além disso. Tanto mulheres quanto homens precisam de roupas não apenas do tamanho do seu corpo, mas do tamanho da sua vaidade.
Para satisfazer estas necessidades, passamos por uma modelagem especialmente voltada para esse público e não somente uma questão de aumentar em alguns centímetros a modelagem oferecida para outros manequins.
Um dos grandes segredos para que está pensando em montar uma loja virtual voltada para o público plus size está em oferecer produtos dedicados, ou seja, moda e acessórios projetados para atender a esse público e não apenas adaptações de outras linhas.
Na hora de comprar, os consumidores vão identificar que a sua loja virtual é especialista nesta área, e isso cria um processo de fidelização que é interessante para qualquer loja virtual.
Um outro ponto a ser levado em consideração é a questão do relacionamento com seus clientes. Neste segmento, é preciso entender que mais do que em outras lojas, o relacionamento com o público precisa de uma atenção especial.
O atendimento no e-commerce é fundamental para a construção da sua marca e fidelização de clientes, e por isso mesmo é fundamental que você implemente um SAC engajado e uma política de trocas e devoluções.
O e-commerce de moda plus size é sem sombra de dúvida uma ótima opção para quem deseja montar um e-commerce de sucesso, atuando em uma área onde a competição está sob controle e tem uma ótima perspectiva para o futuro.
Com um bom planejamento, muita capacitação técnica e um marketing adequado, qualquer empresa pode entrar neste mercado e conseguir ótimos resultados.
Para orientar a sua implementação, o Curso de E-commerce oferece um treinamento completo para a criação e gestão de uma loja virtual. Veja detalhes do Curso Como Montar uma Loja Virtual e prepare-se para entrar pela porta da frente do varejo virtual.
Mantenha-se em dia a respeito das tendências do e-commerce de moda plus size e outras áreas do comércio eletrônico, assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor do Curso de E-commerce