A frequência de atualizaões é fundamental para SEO
É comum vermos artigos falando sobre a importância de se ter uma certa frequência de atualização do site para efeitos de SEO – Search Engine Optimization, mas dificilmente vemos alguma matéria explicando o por que dessa preocupação, portanto, vamos esclarecer esse ponto.
Em primeiro lugar vamos deixar uma coisa bem clara. Se você quer ter sucesso em SEO, é importante você entender como “pensam os buscadores” para poder estabelecer diretrizes de SEO que sejam Google Friendly e dessa forma maximizar os resultados dos seu esforços nesse segmento do marketing de busca. Saber como os buscadores encaram o negócio do Search é tão importante para sua estratégia de SEO que colocamos esse item logo no início do conteúdo do nosso curso de SEO, por acharmos que sem esse entendimento fica bastante prejudicado todo o trabalho de otimização de sites.
O Google busca sempre otimizar seus recursos de crawling
Diariamente o Google varre a Internet a procura de novos conteúdos e alterações nos conteúdos já publicados, em uma atividade que é conhecida como Web Crawling. Isso envolve a visitação de bilhões de páginas no mundo todo e o processamento dessas informações para que possam ser lançadas finalmente no algoritmo do buscador. Isso envolve custos e tempo de processamento, o que chamamos de Crawling Cost, ou Custo de Varredura.
Para deixar esse processo mais ágil e menos custoso, o Google busca criar uma rotina de varredura, ou seja, estabelecer padrões de visitação aos sites para que não se perca tempo visitando sites que raramente são atualizados. Para isso, o Google cria uma base de dados que indica qual a frequência média de atualização de um determinado site para que ao invés de sempre fazer a varredura daquele site, passar a visita-lo somente no período que ele estimou que é o padrão de renovação de conteúdo.
Manter uma frequência de publicação é importante
Quando você estabelece uma frequência de publicações, principalmente no caso dos blogs, você de uma forma indireta, cria um “compromisso marcado com o Google”, ou seja, passa a mensagem de que de tantos em tantos dias seu site ou blog apresenta conteúdo novo e por isso o Google deveria visitar o site e varrer suas páginas em busca de novos conteúdos.
Essa frequência de visitação do Google traz inúmeros benefícios para o site. A própria frequência já é um fator de relevância do site para o Google. Por estar em busca de conteúdo novo e relevante, o buscador tende a dar mais importância a sites que tem uma atualização mais constante. Se você possui uma constância de atualização, isso afeta o seu Page Rank, posicionamento nas páginas de resposta e relevância.
É por isso que em nosso curso de SEO damos tanta importância a saber como pensam os buscadores. À medida que você compreende a forma de trabalhar do Google suas rotinas e estratégias de SEO passas a ser voltadas para o alinhamento com a forma de trabalhar do Google, gerando assim resultados mais eficientes.
Por isso tudo, é importante que você crie uma rotina de atualização em seu site ou blog para que ele conquiste alguns pontos a mais com o Google e consequentemente maior exposição.
Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-commerce