Das 20 maiores lojas de e-commerce do Brasil, apenas 6 tem blog
Eu estava olhando recentemente as atividades de mídia social das 20 maiores empresas de e-commerce do Brasil, e descobri um fato interessante: apenas 6 das 20 maiores lojas virtuais do Brasil mantem um blog ativamente
1. Submarino. Não tem blog |
11. Walmart. SIM!! Tem blog |
Um Blog, como todos já sabem, é um web site onde você pode compartilhar pensamentos, imagens, artigos, análises, vídeos, pesquisas, tendências, enfim, o que você quiser sobre as coisas que a empresa faz.
O blog é uma espécie de making-off do negócio, e uma incrível possibilidade de marketing para a empresa se aproximar dos seus clientes e hoje em dia uma das mais poderosas ferramentas de Marketing Digital.
Por que uma loja virtual deveria ter um blog?
1 – O blog é uma mídia super interativa onde o lojista tem a possibilidade de receber comentários autênticos e imediatos sobre os produtos que vende.
2 – O comércio no Brasil é muito toma-lá-dá-cá. Dá para contar nos dedos de uma mão – e ainda ficam sobrando dedos – as lojas brasileiras de “shopping” que te convidam a permanecer no seu interior sem necessariamente comprar nada.
Eu diria que apenas as livrarias como a Cultura e Saraiva, e as cafeterias como Starbucks e Frans Café estimulam a permanência de clientes dentro de suas dependências independente de comprar alguma coisa ou não. Todo o resto te estimula a se retirar caso não vá comprar nada.
O blog é uma oportunidade virtual do comércio brasileiro mudar essa percepção estimulando a maior permanência do cliente dentro do espaço virtual com questões que não são necessariamente comerciais.
3 – As ferramentas que administram os blogs são preparadas para os mecanismos de busca tipo Google. Ou seja, todos os posts do blog são indexados pelo Google e aparecem no resultado orgânico aumentando as possibilidades de uma loja virtual aparecer no Google.
4 – Os compradores online estão procurando o tempo todo por informações na web para tomar decisões de compra. Os blogs são a ferramenta ideal para o lojista prover as informações que faltam na web para ajudar o cliente a decidir pelo produto correto.
5 – O blog é uma excelente maneira de humanizar a loja eletrônica e diferenciar um negócio que aparentemente é apenas sobre cliques objetivos. As vezes o produto que você vende é exatamente igual ao produto que o seu concorrente vende. A foto do produto é a mesma, a descrição é a mesma, e até o preço as vezes é o mesmo. Como se diferenciar? Se você tiver um blog você pode escrever sobre o produto de um maneira que o seu concorrente não faz, e assim aumentar a confiança do cliente em você e na sua loja.
Eu sou fã-zão do Blog da Amazon. Desde que os caras levantaram o blog eu comprei dezenas de produtos a partir dos posts do blog.
Eu descobri novos produtos, e decidi pelas compras a partir das resenhas autênticas e humanas postadas no blog onde eles misturam comentários de críticos com informações comerciais etc. Hoje eu leio o blog da Amazon todos os dias e visito a loja virtual a partir do blog.
Apenas 25% das maiores lojas virtuais do Brasil estão usando blog para conversar com os clientes. Isso significa que você – que não faz parte do ranking das 20 maiores – tem a oportunidade de se diferenciar dessa turma levantando o seu blog.
Quando você vai começar a blogar sobre a sua loja virtual?
Como evitar esse tipo de problema
Essa e outras técnicas de marketing digital você pode aprender no Curso de Marketing Digital que é ministrado pela equipe do Curso de E-Commerce todos os meses no Rio de Janeiro. Clique aqui para conhecer mais detalhes sobre o curso e fazer sua inscrição.