O diferencial no e-commerce está no marketing digital
Há algum tempo atrás a criação de um diferencial no e-commerce era uma guerra travada no âmbito da plataforma de e-commerce utilizada pelas lojas virtuais, o que não deixou de ser uma das bases do sucesso de uma loja virtual. O que podemos perceber atualmente é que essa disputa agora ocorre em outras áreas.
A criação de um diferencial no e-commerce estava muito focada na tecnologia empregada nas plataformas de e-commerce. Com a evolução, as plataformas de e-commerce passaram a oferecer praticamente as mesmas opções de recursos e essas diferenças foram praticamente neutralizadas, seja em modelos de lojas virtuais alugadas, open source ou exclusivas.
Com esse reposicionamento tecnológico, o acesso de novos empreendedores ao mundo do e-commerce ficou bastante facilitado e como consequência, o foco do diferencial competitivo no e-commerce mudou para outras área da operação como o marketing digital que assumiu um papel decisivo na disputa pelo mercado.
O verdadeiro diferencial no e-commerce está no marketing online
Praticamente eliminadas as diferenças tecnológicas, a luta pelo diferencial no e-commerce atualmente está justamente na divulgação da loja. Sem sobra de dúvida, diferenciais estratégicos como preços competitivos e logística continuam pesando em um projeto de e-commerce, mas as questões relativas ao marketing digital são cada vez mais importantes dentro do planejamento estratégico de um comércio eletrônico, seja ele loja virtual ou outra modalidade de compra e venda online.
Em nossa consultoria temos alertado nossos clientes para o fato de que no estágio atual do e-commerce no Brasil e no mundo é fundamental ter uma boa estratégia de marketing digital para que se tenha sucesso com uma loja virtual. O trabalho de divulgação que anteriormente se restringia à colocação de banners em sites de grande tráfego, atualmente requer muito planejamento e acima de tudo um controle muito grande das ações de merketing empreendidas para divulgação da loja.
O uso de ferramentas como links patrocinados, redes sociais, email marketing, remarketing e Facebook Ads, são apenas alguns dos recursos disponíveis atualmente para divulgação de uma loja virtual e é justamente nessa área que o diferencial no e-commerce está concentrado atualmente. A diversidade de canais para a divulgação da loja, ao mesmo tempo que, favorece esse tipo de ação, complica bastante o trabalho em função dos controles necessários para desempenhar essa função de maneira eficiente. O planejamento estratégico digital torna-se cada vez mais necessário.
Criar relacionamentos é construir diferencial competitivo no e-commerce
Mudança mais interessante que o redirecionamento do diferencial no e-commerce para o marketing digital é a percepção que o próprio marketing mudou. No início do e-commerce tratava-se apenas de fazer a propaganda do endereço do site e dos produtos através de banners e links patrocinados. Atualmente o marketing online é muito mais voltado para a área do relacionamento do que da exposição pura e simples. É uma mudança em termos de filosofia e também da forma de se trabalhar as ações de marketing.
Nos dias de hoje, uma campanha de marketing para comércio eletrônico passa necessariamente pela criação de blogs das lojas virtuais e interação nas redes sociais. É um marketing muito mais voltado para a assistência do consumidor do que pela pura e simples exposição de produtos e ofertas. É um marketing mais humano e personalizado que trás o consumidor para perto da marca.
As mudanças no comércio eletrônico têm forçado as marcas a um reposicionamento em termos estratégicos e é justamente isso que temos visto em termos de estratégias e planejamento. O grande diferencial no e-commerce agora está no marketing digital e não apenas nas questões tecnológicas do sistema de e-commerce utilizado na loja.
Fonte: Artigos E-commerce