Oito dicas para montar um e-commerce eficiente

Oito dicas para montar um e-commerce eficiente
Oito dicas para montar um e-commerce eficiente

Mesmo sendo o terceiro país no mundo com maior número de acessos à internet, o Brasil ainda engatinha no comércio eletrônico. Os números estão em alta, mas ainda há muito espaço para crescer, como mostra uma pesquisa publicada pela e-bit com a expectativa do e-commerce para 2013. De acordo com o levantamento feito, o crescimento nominal deve chegar a 25%, com previsão de faturamento de R$ 28 bilhões.

O setor ainda apresenta muitos gargalos, como a falta de infraestrutura de rede, a exclusão digital, divergências legais e tributárias e a falta de mão de obra qualificada, para ficar nos exemplos mais urgentes. Mesmo com todos esses problemas, grandes lojas de varejo perceberam o potencial do comércio pela internet – alavancado principalmente pela chegada da classe C ao mercado eletrônico – e investiram pesadamente neste novo modelo de negócios.

Pequenas e médias empresas são destaque

Por conta disso, o cenário do e-commerce do grande varejo não deve se alterar muito este ano, e a expectativa maior fica por conta das pequenas empresas, que devem atender a nichos cada vez mais específicos. Para aproveitar a onda, preparamos oito dicas para levar seu negócio para o mundo virtual, ficando longe das armadilhas do setor:

  1. Pode parecer óbvio, mas vale a pena insistir: o primeiro passo para montar um e-commerce é fazer um plano de negócios bem estruturado, que envolva estudo do mercado, da concorrência, levantamento dos seus pontos fortes e fracos, além, é claro, da verba necessária para implantação e manutenção da loja.
  2. Organize a logística da empresa. Pontualidade na entrega é fundamental para evitar crises, que no ambiente virtual se alastram de forma imprevisível.
  3. Na hora de planejar o site, leve em conta a plataforma, design, usabilidade e conteúdo. O comportamento do consumidor em uma loja virtual não é diferente do consumidor da loja física. O site deve ser agradável, fácil de navegar e possuir conteúdo objetivo. Não se esqueça que a sua concorrência está a um clique de distância.
  4. Aproveite o potencial de comunicação da internet. Se sua empresa não possui uma área de comunicação e marketing estruturada, avalie a possibilidade de terceirizar o trabalho. Manter um relacionamento estreito com o mercado virtual é fundamental para se sobressair no online. Não dá para deixar essa tarefa com a menina que gosta de Facebook.
  5. Contar com sistema antifraude transmite confiança e aumenta as taxas de conversão. Tenha, também, várias opções de pagamento, mas verifique antes, junto aos bancos, as taxas praticadas, para não ter prejuízos.
  6. Invista num sistema de banco de dados robusto e mantenha-o constantemente atualizado.
  7. O mercado mobile cresce dia a dia e o seu e-commerce deve estar preparado para operar também nesse ambiente dinâmico.
  8. Uma das principais dicas para iniciar numa loja virtual será a qualidade da informação. Utilize empresas reconhecidas no mercado e que comprovem a origem de seus dados. Montar um e-commerce é fácil, mas, como qualquer outro negócio, não é simples. Conheça o mercado, capacite sua equipe, invista em inovação e acompanhe de perto os resultados.

Lincoln Morato é coordenador de marketing e novos negócios da ZipCode

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