Onde estão as vagas de e-commerce?
Você está querendo saber onde estão as vagas no e-commerce? Deixe-me adivinhar: Você ficou empolgado com as possibilidades de uma nova e promissora carreira como gerente de e-commerce e começou a procurar as vagas de emprego disponíveis no mercado da sua região. Depois de não encontrar nada nos portais locais acabou apelando para os gigantes nacionais e encontrou vagas como esta (http://ow.ly/bMwqV) no Rio de Janeiro e em São Paulo. Correto?
Por que isso aconteceu?
Lá vai meu primeiro diagnóstico: os estados que mais anunciam vagas para o novo mercado do e-commerce são Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, exatamente nesta ordem. Em quarto e quinto lugar, com uma expressividade mínima em anúncios vem Paraná e Santa Catarina.
Isso não significa que não existam lojas virtuais em busca de profissionais em sua região. Elas existem aos montes. Para se ter uma ideia, entre janeiro e agosto de 2011, havia 23000 lojas virtuais no Brasil. A estimativa é que, até 2014, o número chegue a 45 mil.
- As lojas virtuais não estão anunciando suas vagas;
- Não anunciam porque não conseguem profissionais que preencham seus requisitos;
- Os profissionais, por sua vez, não encontram as vagas disponíveis porque elas não estão anunciadas;
- Os anúncios não são mantidos porque custam muito para ficarem tanto tempo “no ar” sem serem preenchidos.
Percebe como é este conjunto de motivos retro-alimentadores que estão matando a comunicação entre profissional e empresa?
Em pesquisa realizada pelo E-bit, a maioria dos pesquisados (79%) afirmou que os profissionais não atendiam a todas as habilidades necessárias, enquanto 22% não sabiam onde encontrar currículos específicos. Para 20%, os salários pedidos eram mais altos do que poderiam oferecer e 9% dos candidatos já estavam empregados em outra empresa.
Na hora de prospectar profissionais, as indicações ainda são o meio mais efetivo. Dos executivos que contrataram nos últimos seis meses, 64% chegaram aos candidatos por meio de amigos, parentes ou colegas de trabalho. As redes sociais vêm apresentando uma importância crescente: 11% encontraram os profissionais por meio de sites como LinkedIn e Twitter.
Se você quer dar esta guinada em sua carreira mude para a estrarégia do oceano azul e siga estas dicas:
- Especialize-se. Comece pelos cursos mais disponíveis no mercado, os de marketing digital.
- Exponha-se. Redes sociais também servem a este propósito. O LinkedIn é a ferramenta ideal para expôr suas intenções e para encontrar o contratante.
- Seja online. Sua próxima profissão será totalmente imersa na rede, comece a adquirir esta cultura.
- Leia tudo o que encontrar sobre e-commerce. Existe quase uma centena de portais especializados e colunistas.
- Relacione-se no mundo físico. Hoje, a maior parte das contratações de profissionais para o e-commerce acontece por meio de indicações. Converse com seus amigos e manifeste a vontade de mudar de carreira. Comente com seus professores e proponha aos empresários que você conhece para que eles iniciem sua atuação no e-commerce.
- Pergunte para mim. Há sempre um lojista desesperado por um profissional de e-commerce.