Os 7 erros da precificação dinâmica
Realidade no varejo online americano há anos, a Precificação Dinâmica promete ser a inovação do e-commerce brasileiro em 2014. Motivos para isso:
- Explosão de produtos nas lojas e marketplaces
- Aumento do número de concorrentes por categoria
- Mais marcas sendo comercializadas online
- Multiplicação das mídias e canais de venda
- Varejistas chegam a mudar de preço de um mesmo produto até 8x ao dia
Com este panorama, está cada vez mais difícil lidar manualmente com esta multiplicidade de fatores. A automatização da precificação subiu na prioridade dos gestores de e-commerce.
Listo abaixo os 7 erros que devem ser evitados na implementação de uma política de Precificação Dinâmica:
Somente igualar o preço mais baixo
Quando você já está com o preço mais baixo, você pode subir seu preço para não queimar a margem. Quando só você tem o produto e todos os seus concorrentes ficaram sem estoque, o que você faz?
Olhar apenas um canal
Reprecifique conforme o canal :: site, comparador de preço, e-mail marketing, links patrocinados, marketplaces, redes sociais
Olhar apenas um tipo de preço
Em qual tipo de preço você quer mexer? Preço POR, preço DE, à vista no boleto, parcelamento sem juros, parcelamento com juros, preço especial (cartão de crédito próprio, fidelidade etc.)
Não entender os limites
Custo de aquisição, expectativa de margem, elasticidade preço-demanda devem ser considerados no estabelecimento dos limites mínimo e máximo da variação dinâmica
Não simular antes de mudar o preço
Ao implementar a política em cada categoria, é de fundamental importância que antes de ser autorizada a precificação dinâmica, seja feita uma simulação de como ficará o panorama de preços, margens e posicionamento
Aplicar apenas uma regra geral
Cada departamento, cada categoria, cada marca, cada SKU, cada concorrente pode/deve receber uma regra de precificação. Todo processo mental que é feito hoje manualmente deve ser replicado na precificação dinâmica
Acreditar em tempo real
Tempo real é um mito! Não acredite em quem promete. O mercado está cheio de robôs maliciosos que sobrecarregam os sites e incitam uma reprecificação com canibalização. Pratique uma precificação dinâmica saudável com agendamento!
Em 3 meses, os varejistas online que adotam a precificação dinâmica colhem como resultados: otimização de margens, ganho de eficiência operacional e inteligência como vetor de diferencial competitivo.
Por Luis Vabo Jr, Diretor Executivo da Sieve