Primeiro lugar garantido no Google? Gente séria não garante
Sei que este post vai me render muita crítica, mas tem coisas que a gente tem que passar a limpo.
Se tem uma coisa que vem me impressionando ultimamente é a quantidade de anúncios na Internet que garantem a primeira colocação nas páginas de resposta do Google.
A oferta do serviço não é estranha, o que é estranho é a “garantia” de alguma colocação no Google ou qualquer outra ferramenta de busca séria. Isso é algo que simplesmente não existe e nenhum profissional sério da área de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO – poderia oferecer.
Garantir algum tipo de colocação é propaganda enganosa e muitas vezes traz prejuízos incalculáveis a quem contrata chegando até o ponto do banimento nas ferramentas de busca.
O algoritmo de uma ferramenta de busca, fórmula utilizada para classificar um site, envolve dezenas de variáveis e o que é certo é que ninguém sabe a metodologia de cálculo. Especula-se bastante, mas a fórmula exata ninguém sabe.
No caso específico do Google, fala-se em mais de 280 critérios que definiriam a classificação de um site.
Entre estes critérios, existem alguns já conhecidos sobre os quais não se tem o menor controle como por exemplo o tempo de existência do site. Como superar este problema em um site recém lançado? Não tem como. E a questão das referências externas para o site? Será que todo mundo de uma hora para a outra vai sair colocando links para o seu site só porque você é bonitinho(a)?
Existem vários outros critérios conhecidos, mas ninguém sabe qual é o peso de cada um no cálculo final. Isso por si só já descredencia qualquer promessa milagrosa.
Já reparou que na primeira página do Google só existem 10 lugares?
Se só existem 10 sites na primeira página do Google e apenas 1 primeiro lugar, como é que tanta gente por ai anda oferecendo este tão cobiçado primeiro lugar no Google por um preço tão em conta? Só se o primeiro lugar vivesse em sendo alterado quase que diariamente, o que efetivamente não acontece. Já pensou nisso? A proposta em si é completamente descabida, e por isso mesmo a propaganda é enganosa.
Não precisa ter conhecimentos técnicos sobre o assunto, basta ser coerente. A credibilidade do Google, Yahoo, Bing e outras ferramentas sérias, reside no fato delas fornecerem em suas páginas de respostas a pesquisas, resultados realmente relevantes. por isso mesmo uma é melhor do que a outra.
Essa credibilidade se traduz em milhões de dólares diariamente e outros tantos bilhões nas bolsas de valores. Se esse alicerce for abalado toda a roda da fortuna cai. Por isso mesmo, os critérios sobre classificação são guardados a sete chaves. Ninguém no Google daria essa “dica” para um amigo em uma rodada de chop.
Digo ainda mais, se alguém conseguisse a “formula mágica”, certamente não a venderia pela Internet por alguma coisa perto de R$ 2.000. Seria uma negociação bem sigilosa e certamente envolvendo vários milhões de dólares. Já imaginou o quanto valeria essa fórmula para os mega anunciantes do comércio eletrônico mundial?
Mas voltemos ao ponto inicial, os anúncios que vendem a formula mágica da primeira colocação no Google. Ao contratar um “serviço” desses você corre dois riscos. O primeiro é simples e fácil de ser entendido. Você vai perder o dinheiro investido e não vai alcançar o resultado pretendido.
Até ai menos mal, pelo menos você pode criar juízo e tentar um profissional ou empresa realmente consciente da próxima vez. Acredite, esse será o seu menor prejuízo.
O grande prejuízo acontece, quando a pessoa ou empresa que você contratou, tem a “genial ideia” de usar práticas não-éticas para apresentar pelo menos algum resultado para você. Ai sim você vai estar encrencado. É o que chamamos de Black Hat SEO.
São técnicas que até conseguem te colocar nas primeiras colocações, mas não duram muito. As ferramentas de busca andam bem espertas e rapidamente identificam essas práticas. Além de resultados efêmeros, as práticas de Black Hat SEO destroem a credibilidade do seu site junto às ferramentas de busca. Quando você é pego, o resultado é o banimento das ferramentas de busca e se você não sabe o que é isso, posso lhe adiantar que é simplesmente o inferno em termos de divulgação de um site. Não há dinheiro ou argumento que resolva a questão. Treva total. Em outra ocasião eu discuto em maior profundidade o que é o banimento das ferramentas de busca.
Portanto, toda vez que alguém lhe garantir alguma posição nas ferramentas de busca, simplesmente fuja do sujeito, porque é encrenca pura. Procure um profissional ou empresa de otimização de sites para ferramentas de busca que desenvolva uma trabalho de SEO sério e consciente. Se quiser fazer por você mesmo(a) procure um bom curso sobre otimização de sites. Adoro um ditado americano que diz: “Você recebe pelo que você paga”. Se você acha que a primeira colocação no Google vai ser conquistada por uns trocadinhos, boa sorte, vai precisar. Mas se você concorda que boas colocações nas ferramentas de busca são fruto de muito trabalho e técnica, já está em um bom caminho para projetar sua loja nas grandes ferramentas de busca.
Até a próxima pessoal!