Cinco erros críticos de SEO no e-commerce
Os erros de SEO podem prejudicar em muito o resultado da sua loja virtual e por isso é bom estar sempre atento a esse detalhe. Vejamos então uma seleção dos erros mais comuns na otimização de lojas virtuais e como evitá-los.
Falta de descrição do produto
Infelizmente, a falta completa de um texto de descrição do produto praticamente põe fim às chances de a página estar no top 10 em mecanismos de busca, mesmo no caso da baixa frequência de consultas.
Então não se esqueça de adicionar uma descrição completa. Escreva um descritivo de qualidade que ajuda os seus clientes a tomar decisões de compra. Não copie conteúdo de outros sites ou fabricantes, pois os sites de busca irão penaliza-lo por fazer isso.
Falta de resenhas de produtos
Cerca de 70% dos compradores estão à procura de resenhas de produtos em lojas online ou fóruns antes de fazer uma compra. Isso significa que se o seu site não tem as resenhas, você está perdendo uma grande porcentagem do público.
Além disso, é mais fácil as páginas de resenhas alcançarem o topo dos resultados de busca.
Não otimizar páginas dos produtos com base na pesquisa e demanda
Certifique-se de considerar as palavras-chave que as pessoas mais estão digitando em sites de busca, nos títulos e descrições dos produtos.
Caso contrário, você pode criar uma situação em que você está promovendo algo que ninguém está procurando. Este é um erro comum de lojas com um grande número de produtos diferentes.
Títulos que não são únicos e exclusivos
Outro problema das grandes lojas on-line são tags duplicadas de título. Procure por sua singularidade e tente evitar valores idênticos. É a o básico de SEO, mas quando estamos tratando de compras online, por algum motivo, muitos deixam de observar esta regra simples.
É difícil criar tags de título únicas quando você vende vários itens da mesma marca, ou itens semelhantes de muitas marcas. Você vai, inevitavelmente repetir as mesmas palavras-chave e outra vez.
Os sites de busca estão cientes desta ocorrência, e, portanto, você deve se concentrar em fazer únicas frases-chaves. O processo de SEO em lojas virtuais é repleto de detalhes e neste você não pode falhar.
Falta de URLs amigáveis
O que é um url amigável? Aqui está um exemplo fictício:
- https://www.rakuten.com.br/ebook/obras-de-machado-de-assis.html
Observe que podemos ler o nome certo do livro no endereço do site. É muito importante em termos de SEO para criar uma url para todos os seus produtos. Sem aqueles IDs anônimos!
Faça o seu perfil único para os sites de busca com uma URL única. Isto facilita o cliente ou usuário saberem o que esperar quando se clica no url.
Se a URL é longa e cheia de números pode parecer spam e ser um turn-off em sua estratégia de SEO para lojas virtuais.
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Valeu pelas dicas pessoal!
Concordo com o sexto ponto acima! Um sétimo ponto então… otimização de imagens! Além de realizar as fotos com qualidade (luz, fundo adequado, etc.), é fundamental tratá-las para diminuir o peso final do arquivo. Outra dica importante é nomear corretamente as imagens. Um exemplo padrão é DSC00987654321.jpg (isso não significa NADA para o usuário e para os buscadores!) – Prefira o nome do produto. Exemplo: fita-isolante-pvc.jpg
Nos e-commerces que tenho auditado tenho verificado constantemente problemas relacionados com a canonização de páginas, que não são feitos ou são feitos com falhas. Esse seria com certeza um sexto ponto mto importante 🙂