Sistema de pagamentos – Como escolher o melhor para sua loja?
Se você está insatisfeito com o seu sistema de pagamentos, acha que perde muitas vendas, que as taxas são muito altas ou que o suporte é ruim, então este artigo é para você.
Antes de mais nada, você sabe que existem dois tipos distintos de sistemas no mercado: gateways de pagamentos e intermediários de pagamentos?
Para começo de conversa, os populares PagSeguro, Bcash, Paypal e Moip não são gateways de pagamentos. Eles são intermediários de pagamentos, o que é muito diferente.
Gateways de Pagamentos
Gateways servem principalmente para reduzir tempo e custos de desenvolvimento e operação e são a principal opção de médias e grandes empresas que precisam de maior controle sobre os pagamentos.
As principais características são:
- Simplificam a conexão da loja virtual diretamente com operadoras e bancos
- Adaptam-se a praticamente qualquer tipo de processo de checkout e cobrança
- Fornecem ferramentas para a própria loja fazer a gestão de risco e financeira
- Fornecem recursos avançados como compra com 1 clique, pagamento com 2 cartões, cobrança recorrente, conciliação financeira e estorno de pagamentos
Problemas do gateway
Gateway também possui duas características principais que, para muitos, são barreiras:
- Não fazem controle de fraudes, o que é uma função terceirizada com uma empresa de gestão de risco que deve ser contratada à parte.
- Requer convênios com operadoras e bancos, que são contratos que podem levar de 30 a 60 para serem concluídos.
Quanto custa um gateway
Os pacotes de recursos e serviços variam muito de gateway para gateway, o que dificulta a comparação. Mas há sempre uma pequena taxa fixa por transação e normalmente taxas de ativação para os serviços opcionais.
É importante frisar que a função do gateway é facilitar a conexão da loja diretamente com operadoras e bancos, os quais também possuem seus próprios custos e regras. Para vendas por cartão, por exemplo, a taxa é em média de 3% para depósito em 30 dias.
Como escolher um gateway
Ao avaliar um gateway, não avalie somente o preço, pois o barato pode sair caro. Procure sempre responder a essas quatro perguntas:
- O gateway lhe ajudará a ganhar tempo e reduzir custos do seu projeto?
- É compatível com a plataforma de loja virtual que você utiliza?
- Ajudará a loja virtual a atingir as metas de crescimento?
- Que outras lojas parecidas com a sua estão satisfeitas com ele?
Exemplos de gateways
Os mais conhecidos: Braspag, CobreBem, BoldCron, CobreDireto, SuperPay, Locaweb, MundiPagg e MaxiPago.
Intermediários de Pagamentos
Também chamados de intermediadores ou facilitadores de pagamentos, são a principal opção para lojas virtuais pequenas ou que precisam começar logo a vender, mas poucos adequados para lojas maiores que normalmente optam por um gateway de pagamento.
Eu os chamo de pacote completo para micro e pequenas lojas virtuais, pois basicamente oferecem o seguinte:
- Diversos meios de pagamento sem precisar de convênios com bancos e operadoras
- Garantia contra fraudes, pois o próprio intermediário faz o controle e assume os riscos
- Vendas parceladas são depositadas em até 14 dias
- Conciliação financeira simplificada através de um único painel de controle
- Implantação simples, com telas de checkout prontas para diversas plataformas
Problemas do intermediário
As reclamações mais comuns de quem usa um intermediário de pagamentos são as seguintes:
- Carrinhos abandonados por o pagamento ser fora da loja, com cadastros adicionais
- Vendas negadas pelo intermediário
- Taxas altas
- Demora na aprovação das vendas
São todos inconvenientes inerentes ao negócio do intermediário, que variam de caso para caso e normalmente são percebidos ou agravados quando a loja virtual começa a crescer.
Quanto custa um intermediário
A facilidade de operação do intermediário tem seu custo na taxa por transação: 5,4% a 7% para vendas por cartão de crédito e 1,9% a 2,9% para vendas por boleto e débito.
Mesmo assim, são sistemas ridiculamente fáceis de contratar: você cria uma conta gratuitamente, faz a integração com a sua loja (já pronta para muitas plataformas de loja virtual) e começa a vender.
Como escolher um intermediário
Intermediários de pagamentos, embora não sejam todos iguais, são mais fáceis de comparar do que gateways.
Ao escolher, além de comparar taxas e prazos de depósito, considere também o seguinte:
- Qual o prazo médio de aprovação dos pagamentos para o seu mercado?
- Qual a taxa média de reprovação de vendas para o seu mercado?
- Quão amigável ficará o checkout para o seu cliente?
- Qual a eficiência e a agilidade do atendimento?
Exemplos de intermediários
Os mais conhecidos: PagSeguro, Bcash (antigo Pagamento Digital), Moip, Paypal, MercadoPago e Akatus.
E se não quiser contratar um sistema de pagamentos?
Bom, aí você está pensando em “economizar” criando o seu próprio sistema de pagamentos, o que para a maioria dos casos eu simplesmente não recomendo, mas é uma alternativa possível.