Dicas para que sua campanha de email marketing de sucesso
Criar uma campanha de email marketing de sucesso envolve diversos fatores e técnicas. Por isso, para facilitar um pouco a vida de quem quer montar uma campanha de e-mail marketing realmente vencedora, listamos algumas dicas simple que certamente vão aumentar a eficiência da sua próxima campanha.
Conheça o público da sua campanha de email marketing
Conhecer seu público alvo é fundamental para o sucesso de uma campanha de email marketing. Para que uma campanha de e-mail marketing realmente tenha sucesso, antes de qualquer coisa, as empresas precisam conhecer o seu cliente de perto. E isso só pode ser feito quando as companhias se preparam para catalogar e recolher as informações de seus clientes. Até mesmo o melhor horário para o disparo dos email pode ser determinado por essa pesquisa. Isso pode ser feito de diversas maneiras, desde no momento da compra, ou através de pesquisa do que está sendo comprado por cada tipo de cliente, ou ainda fazendo pesquisas com eles. Com base nestas informações, as empresas poderão segmentar melhor o envio de e-mails para os clientes, enviando aquilo que realmente tem chance de interessar a ele.
Cuidado com o tipo de mensagem que será enviado para o cliente
Também no e-mail marketing o conteúdo é Rei. É muito importante que o conteúdo do e-mail seja muito claro e que as pessoas não fiquem confusas com este tipo de e-mail. Por isso é importante que as empresas contratem profissionais de comunicação para serem responsáveis pelo conteúdo que será enviado nestes e-mails. Os profissionais formados em comunicação conseguem identificar o tom da mensagem mais facilmente do que outros.
Adeque a mensagem aos valores da empresa
A sua empresa viaja junto com sua peça de email marketing. Além de estar divulgando um produto ou serviço, lembre-se também que todo e-mail que será enviado para os clientes está divulgando a marca e as empresas. Por isso, é importante que todo o contexto da mensagem esteja de acordo com os valores da empresa e também com a imagem que ela quer passar. As empresas muitas vezes acabam caindo na tentação de enviar emails muito extravagante apenas para chamar atenção, mas isso pode afetar a maneira como as pessoas enxergam a empresa.
Monitoramento é essencial
Uma campanha de email marketing sem monitoramento não faz o mínimo sentido. Portanto, uma dica fundamental é acompanhar de perto os resultados de cada envio de e-mail. Alguns empresários simplesmente deixam de ver os resultados com medo que eles tenham sido negativos, mas é importante aprender com os erros e também com os acertos.
Não abuse dos artifícios de abertura
Uma das principais dificuldades de uma campanha de email marketing de sucesso é fazer com que os destinatários abram o email, e para isso existem diversas técnicas, mas é prudente não abusar. Cuidado com os artifícios utilizados para fazer com que as pessoas abram os e-mails. Na maioria das vezes a pessoa vai até abrir a mensagem, mas eles não vão compra o produto ou o serviço se realmente não estiverem interessadas.
Email marketing é criatividade e testes. Não tenha medo de arriscar novas abordagens, desde que se faça um acompanhamento dos resultados delas. Uma campanha de email marketing de sucesso não nasce do nada e sim de muita pesquisa e testes exaustivos.