Ser destaque na busca orgânica é essencial no e-commerce

Já há algum tempo, quando se pensa em um determinado produto, serviço ou empresas por segmento, logo o interessado acessa sites de busca e, por palavra-chave consegue pesquisar seu interesse.

Se a pesquisa não traz resultados muito consistentes, o usuário geralmente ‘melhora’ a informação, detalhando. Ex: manutenção de chuveiro em São Paulo; salão de festas no Tatuapé etc. E aí, quem estiver configurado para aparecer dentre as opções, certamente sairá na frente.

O trabalho de SEO – Search Engine Optimization ou popularmente chamado de ‘otimização’, consiste em permitir que o site apareça com destaque na parte gratuita dos principais buscadores, também conhecida como busca orgânica.

Empresas que desejam colocar sua empresa no topo das páginas de respostas das ferramentas de busca, pode contar com consultorias especializadas ou com a opção de treinamento do seu próprio pessoal. E ressalto que o investimento, que não é absurdo vale a pena.

Entre alguns benefícios, a empresa poderá saber como o usuário chega até o site de determinada empresa e com base nisso aplicar as técnicas para que o site torne-se uma das opções em buscas aberta e buscas mais fechadas. Uma outra boa opção é o treinamento em SEO dos funcionários da própria empresa para realizar este tipo de serviço in company.

Estratégias devem ser diversificadas

As que já adotaram esta estratégia de aparecer tanto na busca gratuita (orgânica) como no link patrocinado, conseguiram cercar seus os públicos que consultam os links como os que consultam apenas a busca orgânica. Há cases que a página da empresa teve seu resultado evoluído em mais de 1000%.

E o mais interessante é que este trabalho pode ser realizado por pequenas, médias e grandes empresas com o custo baixíssimo.

Mais resultados podem ser obtidos por empresas que realizam este trabalho mensalmente. Isto é importante pois novas empresas entram na internet e os buscadores realizam a mudança de algoritmo. Com isto o monitoramento da situação é fundamental para um planejamento das próximas ações para garantir que o site continue sempre com boa relevância.

Portanto, afirmo que estar na internet de forma estratégica é questão de sobrevivência para empresas que estão na era ciber.

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