Dia das Mães – Engajamento no e-mail marketing pode ser o diferencial
O Dia das Mães é responsável por um grande número das vendas no e-commerce, sendo a segunda maior data após o Natal a garantir uma boa movimentação no setor. Segundo dados do e-bit, empresa que fornece informações sobre o e-commerce nacional, em 2014, a data movimentou no país R$ 1,6 bilhões.
O e-mail marketing é uma das principais ferramentas para atrair consumidores. Utilizado por nove em cada dez lojas virtuais, apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce no Brasil, 2,53%, segundo estudo da Serasa Experian. Porém, é preciso ter um diferencial para convencer o consumidor, conquistar maior número de vendas e sair a frente da concorrência.
É aí que, entre as diversas dicas de envio de e-mail marketing, o engajamento se torna a mais importante. Esse conceito tem total relevância não só para o mercado de e-mail marketing, mas também para o comércio eletrônico em geral, já que pode garantir todo o retorno sobre investimento (ROI, do inglês Return on Investment).
O Dia das Mães representa uma oportunidade bastante próspera para engajar os consumidores. Por isso, a primeira ideia é se valer de uma base de dados atribuída de segmentação para, assim, poder definir o conteúdo das peças que serão enviadas. Somado a isso, é preciso entender a importância de cada assunto para o público que a recebe, pois a relevância é uma das portas que fará com que os consumidores estejam com atenções voltadas para os e-mails enviados e, obviamente, para a marca.
Acerca da estratégia, é preciso, também, certificar-se da entregabilidade e adotar métodos que garantam a chegada do e-mail à caixa de entrada, sem ser reconhecido como spam. Por isso, a segmentação, a relevância e a entregabilidade estão totalmente atreladas ao engajamento.
Tendo um conteúdo de total identificação com a base, o engajamento é certeiro. Afinal, quem não gostaria de receber a oferta certa no momento certo ou saber que, na ocasião em que precisar, o e-commerce terá a promoção desejada ou itens tão esperados prontos para compra?
Portanto, se o Dia das Mães é uma das datas mais relevantes para o consumo, é também uma grande chance de provocar engajamento e garantir o retorno do investimento.