Padrões de leitura e o impacto no layout do seu email
Pessoas que trabalham no Marketing percebem o valor em ter o conteúdo no sítio certo e que seja acedido pelas pessoas certas. Pesquisa demonstra que o conteúdo é mesmo rei, quer seja no seu blog, site ou no email.
Estudos de rastreamento ocular e mapas de calor mostram que conteúdo online é lido num padrão figurado de F. A imagem abaixo é um mapa de calor e mostra aonde é dada especial atenção. Isto nos mostra que os leitores digitalizam o conteúdo de forma seletiva e é enfocada na informação que está “acima da dobra”
Acima da dobra refere-se a qualquer material que é visto imediatamente, quer seja quando o email é aberto ou mesmo quando uma página da web é aberta, antes que o leitor tenha que mover no rato do computador para ver o resto do conteúdo.
A importância dos padrões de leitura está diretamente relacionada de como você dispõe os seu conteúdo para causar impacto imediato.
O layout do conteúdo pode fazer ou quebrar a sua campanha de email
Veja aqui como você pode posicionar o seu conteúdo nas suas campanhas de email e suas newsletters, o modo que você pode tirar o maior partido de uma campanha de email marketing bem sucedida:
- Conteúdo importante pretence no topo da sua newsletter, acima da dobra
- O mesmo se aplica aos seus links de ação que os seus leitores têm de clicar para mais informação.
- Leitores “digitalizam” emails, por isso mantenha as newsletters breves.
- Utilize Imagens para gerar atenção a pontos importantes dentro do email.
- Seduza leitores com algumas frases e faça-os clicar no link “Leia Mais”
- Os seus links “Leia Mais e Clique Aqui” têm que levar os seus leitores diretamente para a página de interesse.
- Utilize design interessante, títulos fortes, subtítulos, parágrafos pequenos e marcações de lista
- Leitores bloqueam subconscientemente anúncios. Se o seu email parecer como tal, então vai ser ignorado.
Teste, teste e otimize campanhas
Você quer um email bem delineado que trabalhe bem com ações de chamada e links, um mapa de calor pode mostra-lhe se as suas campanhas estão a ser eficazes.
Provedores de Serviço de Email (ESPs) que oferecem relatórios de mapas de calor podem mostrar-lhe quais links os leitores estão clicando e aonde pode fazer modificações se o layout não está funcionando para você.
Nó aconselhamos que teste múltiplas campanhas com diferentes layouts e design. Permita que o mapa de calor lhe mostre e lhe guie se as suas chamadas de ação estão claras, se o layout guia os usuários para o conteúdo correto, que você quer que eles visualizem e se posicionamento de publicidade está a atrair ou não cliques no link.
Por Mônica Rodrigues da Everlytic