O que é Marketing de Permissão
O e-mail é uma forma muito barata de comunicação, e pode ser muito eficiente, desde que usado corretamente. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra.
Spam = email não solicitado
Mais de 90% dos e-mails que circulam na internet são spam. O Brasil ficou em segundo lugar, entre os países que mais enviaram spam no mundo.
Ninguém está livre desta praga. Todos os dias nossas caixas postais são inundadas: “compre viagra, compre nosso descascador de alface, fique rico e bonito, compre isso e aquilo…” O custo do envio de e-mails é muito baixo, o que torna fácil divulgar uma mensagem para milhares com alguns cliques, e é aqui que mora o perigo!
Muitas empresas (por desconhecimento ou má fé mesmo) ainda agem de forma incorreta e anti-ética, comprando banco de dados com milhares de e-mails e disparando seu spam para todos, seguindo a filosofia Atire para todos os lados e você vai acertar alguma coisa! Ou “Falem mal, mas falem de mim”.
O que é marketing de permissão ou relacionamento?
Quando se adota uma política de marketing de permissão em campanhas de e-mail marketing, a postura é bem diferente. Nesta modalidade, você deve pedir autorização ao destinatário antes de enviar seu e-mail e divulgar sua empresa/produto/serviço. Confirmação positiva ou opt-in é o nome dado ao processo onde você obtém esta permissão e, de maneira geral, funciona assim:
- O interessado em receber e-mails cadastra-se em seu site, informando o endereço de e-mail dele. No caso de você já possuir um cadastro com seus clientes por exemplo, você pode enviar-lhes um e-mail convidando-os a se inscreverem em sua lista;
- Ele recebe então uma mensagem, solicitando que confirme sua inscrição na lista;
- Somente após a confirmação é que ele passa a receber suas mensagens.
Quais são as vantagens do marketing de permissão?
- Ajuda a diminuir a quantidade de SPAM circulando na internet;
- Garante que somente o proprietário do e-mail será capaz de cadastrar-se;
- Demonstra a seriedade e respeito pelo seu cliente;
- A empresa tem como defender-se de de acusações de que está praticando spam;
- Leva sua mensagem ao melhor público: aqueles que estão interessados no que você tem a dizer!
No método pede pra sair
- Eu mando e-mail para todo mundo e quem não quiser receber… “pede pra sair” (se conseguir);
- Não me importa se você tem interesse no que estou vendendo, se não tiver você apaga!
- Vou te mandar uma mensagem todo dia pra você não se esquecer de mim!
Resultado: a imagem da empresa ficará associada aos e-mails inúteis e irritantes.
No marketing de permissão
- Envio somente para quem tem interesse em me ouvir.
- O cadastro e descadastro na lista é feito pelo próprio cliente, de forma automática.
- Tomo o cuidado de enviar somente mensagens relevantes e com a frequência adequada.
Resultado: a construção e manutenção de um relacionamento, baseado em respeito, credibilidade e interesse mútuo.
Certo. Até aqui tudo bem, o cliente pergunta… e as desvantagens do Marketing de Permissão?
Sim, ao usar este método sua lista vai diminuir de tamanho porque algumas pessoas poderão achar “burocrático demais” ou por algum motivo não vão completar o processo (clicar no link de confirmação) e ficarão sem receber sua mensagem.
Isso é plenamente aceitável e muito melhor que ficar com fama de spammer. Além disso, uma lista menor não é necessariamente ruim: é melhor falar para uma platéia de 100 pessoas interessadas do que para 1000 cochilando!
Por Marcelo Oliveira no Webinsider