O que é uma Blacklist?
O grande número de envio de spam está fazendo com que os principais provedores de email como o Gmail, Yahoo e Hotmail, fiquem cada dia mais rigorosos em relação ao recebimento de mensagens comerciais. Para se ter uma ideia, em 2010, 90% dos 107 trilhões de emails enviados eram spams, segundo estudo da empresa Royal Pingdom.
Hoje é muito comum ouvirmos falar em controle de spam como as “Blacklists”. Para quem não sabe, as blacklists são responsáveis pelo bloqueio automático de emails nos servidores. Blacklist é a “lista-negra” onde são inseridos os domínios classificados como maus remetentes. Quem julga se são bons ou maus remetentes, são os organismos reguladores que possuem um sistema de monitoramento para avaliar o comportamento de quem envia as mensagens e os números de reclamações que esses remetentes recebem.
As Blacklists possuem políticas e regras bem específicas. As mais conhecidas são:
- SpamCop
- SpamHaus
- NJABL.org
- SORBS
- Composite blocking list
- Barracuda
- AHBL
- Sendersco
As consequências da inclusão em uma Blacklist
O grande problema de ter seu domínio inserido em uma blacklist é que essa informação chega aos provedores de email, com isso, todas as campanhas enviadas a usuários registrados nesses provedores podem ser prejudicadas, já que uma vez que um IP é listado, todas as mensagens que forem enviadas a partir dele perdem o direito de ser entregue na caixa de entrada dos usuários, sendo automaticamente direcionadas para a caixa de SPAM.
Sendo assim, ter seu domínio classificado como Spammer e inserido em uma blacklist pode comprometer toda a sua estratégia de marketing.Por isso, não corra esse risco!
Muitas vezes, entrar em uma “lista negra” não significa que o remetente não é legítimo. Pode-se ocorrer um engano, ou uma inclusão por mau uso de terceiros. Mesmo assim, provar sua idoneidade para as Blacklists e para os servidores, certamente será mais difícil do que respeitar e seguir as boas práticas do email marketing.
Então lembre-se:
- Não envie Spam
- Use bases opt-in para fazer suas campanhas de email marketing
- Higienize suas listas de emails para excluir os emails inválidos
- Mantenha um bom relacionamento com os usuários ativos
Por Any Zamaro, Coordenadora de produto da All In Mail