Recursos para SEO são fundamentais na hora da escolha de um sistema de e-commerce
Recursos para SEO são fundamentais na hora de escolha de uma plataforma de e-commerce e podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso em termos de marketing de busca.
Atualmente existem dezenas de sistemas (softwares) para criação de lojas virtuais no mercado o que muita vezes confunde o empreendedor que está iniciando as suas atividades no varejo virtual levando-o a um cenário de incerteza que o deixa receoso em levar a empreitada a diante.
O receio tem fundamento, uma vez que, o sistema de e-commerce é fator determinante para o sucesso de uma loja virtual. Em termos de opções de layout, disponibilidade de formas de pagamento e logística, os sistemas disponíveis no Brasil estão ao mesmo nível dos sistemas usados no exterior.
Um dos grandes problemas hoje está na ausência de funcionalidades para SEO em algumas plataformas de e-commerce oferecidas por aqui.
Para a divulgação de uma loja virtual, é necessário que ela tenha os recursos necessários para que possa ser listada em uma boa posição nas páginas de resposta das ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.
Com estes recursos disponíveis, o empresário pode aplicar uma série de técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO, e conseguir que suas páginas consigam posições de destaque nessas ferramentas, trazendo tráfego qualificado e com alta probabilidade de conversão em vendas.
Infelizmente, a importância das técnicas de Search Engine Optimization (SEO) parecem não estar clara para alguns desenvolvedores nacionais, que não adaptaram seus sistemas às novas tendências do Search Engine Marketing.
A consequência disse posicionamento são lojas que não tem condições de conseguir implementar as rotinas de SEO em sua totalidade, prejudicando assim o desempenho da loja uma vez que os buscadores não lhe atribuem a graduação necessária para um bom lugar no ranking em função da ausência de alguns parâmetros básicos de otimização.
Alguns sistemas de e-commerce ainda não estão adaptados para uma boa Estratégia de SEO
Não são poucas as vezes que em nossa consultoria somos questionados sobre o desempenho fraco de uma determinada loja nas ferramentas de busca e ao analisarmos o sistema, descobrimos deficiências na estrutura para o processo de SEO e até mesmo a ausência dessas estruturas.
Nestes casos não nos sobra outra opção a não ser recomendar ao cliente a troca de plataforma de e-commerce para uma que ofereça tais ferramentas. O problema é que essa troca na maioria das vezes gera custos que poderiam ter sido evitados se na ocasião da implantação do e-commerce tivesse havido uma verificação sobre a existência ou não desses recursos.
Por isso, ao fazer o planejamento do seu projeto de e-commerce, leve em consideração esse fator como item fundamental para a opção de uma determinada plataforma de comércio eletrônico, para que futuramente não tenha que incorrer em despesas desnecessárias com a migração para uma outra solução.
Por Alberto Valle, Diretor e Instrutor do Curso de E-commerce
Também vejo clientes nesta situação e o maior problema é a restrição em mudar de plataforma. Mudança, de uma maneira geral já é algo que as pessoas não absorvem muito bem, seja em processos, políticas empresariais etc.
Conheço plataformas que não permitem sequer alterar urls, nem inserir alt tags, o que seria o básico para iniciar um projeto. O maior desafio neste caso é convencer o cliente que para o projeto ter sucesso é necessária essa mudança, caso contrário a consultoria talvez não traga os resultados esperados.